Tecnicamente a prótese é um componente artificial, ajustado ao corpo humano, que tem por finalidade suprir necessidades e funções de indivíduos sequelados por amputações, traumáticas ou não. Na odontologia as próteses frequentemente substituem dentes perdidos de maneira parcial ou total, podendo ser denominadas de prótese total convencional, prótese total sobre implantes, prótese fixa sobre dentes, prótese fixa sobre implantes, prótese removível parcial, overdentures.
A prótese odontológica é um produto artesanal e totalmente personalizado. Exige amplo conhecimento técnico para a sua adequada confecção, abrangendo todas as áreas da odontologia. O profissional especialista nesta área é um cirurgião-dentista especializado em prótese dental: o protesista. O seu principal objetivo é a reabilitação oral, restabelecendo todas as suas funções: estética, fonética e mastigatória de dentes perdidos ou fraturados.
Um sorriso agradável é fundamental ao bem-estar psicossocial de qualquer indivíduo, como uma boa dicção facilita a comunicação em qualquer ambiente. Imprescindível à saúde geral, uma boa mastigação dos alimentos propicia uma melhor digestão, aumentando a absorção de nutrientes. Tanto para idosos como para jovens, existem dezenas de materiais biocompatíveis que podem ser utilizados como o ouro, prata, titânio, resinas acrílicas e fotopolimerizáveis, cerâmicas à base de zircônia, alumina ou cerâmica refratária.