A Periodontia é uma especialidade que cuida da integridade dos tecidos periodontais (que circundam o dente): a gengiva, o osso e os ligamentos periodontais (que unem os dentes ao osso).
Ela atua quando ocorre desde uma gengivite (inflamação da gengiva) até quando o paciente apresenta uma periodontite (inflamação que atinge a todos os tecidos periodontais) que pode levar ao amolecimento dos dentes e perda dos mesmos. Em todos esses os pacientes costumam apresentar mau hálito.
Essas doenças se instalam quando há um desequilíbrio na flora bucal e bactérias patógenas proliferam em maior número na boca por conta de uma baixa na defesa do indivíduo.
É um processo crescente onde o que primeiro acontece é a gengivite, com alteração de cor da gengiva de rosa para vermelho, sangramento espontâneo ou ao escovar os dentes e algumas vezes dor. Uma gengivite não tratada pode facilmente evoluir para uma periodontite, que costuma deixar sequelas irreversíveis como perda óssea, mobilidade dos dentes, recessão gengival.
O tratamento consiste em remover placa bacteriana e seus fatores de retenção (como restaurações ou próteses mal adaptadas) e também a remoção do tártaro (cálculo dental).
Pacientes com este histórico devem frequentemente visitar seu dentista, fazendo acompanhamento dentro de um tempo indicado.