É denominado pelos profissionais de hábito parafuncional e sua ocorrência é muito comum. O bruxismo é encontrado em todas as faixas etárias com prevalência semelhante em ambos os sexos. De origem multifatorial pode possuir várias causas desde uma tendência genética, como estresse, má oclusão e uso de determinados tipos de medicação controlada.
Os principais sinais e sintomas do bruxismo são:
- desgaste excessivo nos dentes, sendo o esmalte a primeira estrutura a ser prejudicada;
- dor disfuncional muscular da articulação têmporomandibular (ATM);
- dores de cabeça podendo até atingir o ouvido;
- dor muscular facial;
- dores generalizadas.
Os episódios de bruxismo que ocorrem à noite são intermitentes e ocorrem por um curto periodo, porrém com uma força de magnitude muito superior à que conseguimos imprimir conscientemente. Por isso promove a destruição dos dentes ao longo da vida.
O tratamento do bruxismo é paliativo, iniciando com a reconstrução da estabilidade oclusal perdida pelo desgaste dos dentes, através da recomposição dos dentes através de próteses ou restaurações. A seguir é confeccionada um placa miorrelaxante, que deve ser rígida e muito bem ajustada para que possa ser efetiva. Estas placas reduzem a atividade dos músculos durante a noite relaxando-os. Além disto, protegem os dentes dos desgastes provocados pelo ranger dos dentes, distribuindo a força de apertamento de maneira equânime entre eles.