Dentes amarelados conferem um efeito estético desagradável, envelhecendo a face, o que fz com que o claramente dentário seja uma dos tratamentos estéticos mais procurados hoje em dia. Algumas pessoas possuem dentes naturalmente amarelados, porém o consumo de bebidas escuras (vinho tinto, refrigerantes, chás, café), o uso de cigarros e até mesmo uma alimentação saudável à base de alimentos escuros podem causar um escurecimento gradativo dos dentes ao longo dos anos, assim como o próprio envelhecimento.
O clareamento dental é um tratamento estético que modifica a cor do dente, como o próprio nome já diz clareando-o. Consiste em aplicações a base de peróxido de hidrogênio ou peróxido de carbamida, em diferentes concentrações (cada uma com suas indicações). Esse gel, pelo seu baixo peso molecular, atravessa o esmalte do dente, chegando à destina e quebra as moléculas pigmentadas em cadeias menores, diminuindo a intensidade da cor.
Existem basicamente dois tipos de clareamento:
- Clareamento caseiro: Onde o paciente recebe do dentista uma moleira de acetato personalizada sobre o próprio modelo de gesso do paciente. essa moleira deve estar perfeitamente adaptada e é entregue juntamente com uma seringa de gel clareado indicado para o caso. O paciente fará uso do gel dentro da moldeira, de acordo com as orientações do profissional, retornando ao consultório periodicamente para acompanhamento. o uso da moleira preferencialmente é noturno e indicado por pelo menos 4 horas consecutivas. O tempo do claramente dependerá da resposta dos dentes ao tratamento.
- Clareamento no consultório: Também utilizam gel, porém estes são mais concentrados e ativados por aparelhos como Laser Argônio, Laser de Diodo, LED (Light Emitting Diodes), Lâmpada de Xenônio e Luz Ultravioleta, que servem para ativar o gel, proporcionando um claramente mais rápido e com total controle do profissional. o número de sessões varia em cada caso, porém o intervalo entre elas deve respeitar o mínimo de 07 dias.
Após clareados os dentes não voltarão a ter a cor inicial (de antes do tratamento), porém como continuaremos envelhecendo e consumindo produtos que escurecem os dentes, faz-se necessária uma manutenção que pode ser realizada conforme a necessidade, normalmente após 24 meses.
O clareamento dental é um procedimento puramente estético. Desta maneira o que determinará a necessidade de sua realização é o fato do paciente não estar se sentindo à vontade com a cor dos seus dentes. Não danifica os tecidos bucais, dentes nem dá sensibilidade (esta quando ocorre é transitória, durante e logo após o tratamento), desde que sejam seguidas as indicações adequadas para cada caso.
Para ter uma durabilidade maior do tratamento, o paciente deve tomar uma série de medidas fundamentais, como evitar fumar durante o tratamento, alimentos e bebidas que provoquem o escurecimento dos dentes; manter uma boa escovação durante o tratamento; aguardar pelo menos uma hora antes de fazer as refeições e seguir corretamente as orientações do seu dentista.
Consulte um dentista!!!! Ninguém melhor do que ele para indicar e executar o seu tratamento.