As doenças periodontais mais comuns são a gengivite e a periodontite, e resultam de uma infecção bacteriana que afeta a gengiva e o osso ao redor do dente.
A gengivite se caracteriza por uma gengiva avermelhada e que sangra com facilidade: ao usar o fio dental, escovar ou mesmo espontaneamente. É causada pela presença da placa bacteriana (uma película fina e transparente composta de bactérias e substâncias proveniente destas) aderida aos dentes, que por conter bactérias nocivas inflamam a gengiva. Seu tratamento consiste em uma limpeza profissional (profilaxia) e a manutenção de uma boa higiene oral em casa.
A periodontite é uma doença mais grave do que a gengivite, onde a placa bacteriana se encontra em baixo da gengiva e muitas vezes há a formação de tártaro (calcificação da placa bacteriana com formação de uma pedra que fica aderida ao dente). As bactérias produzem então toxinas que provocam uma resposta inflamatória do organismo, que passa atacar a si mesmo. Isso leva à destruição do osso e gengiva ao redor dos dentes criando bolsas periodontais e causando perda óssea ao redor dos mesmos. Esse processo, evoluindo, pode levar à perda dos dentes.
A placa bacteriana é o fator principal da doença periodontal, mas outros fatores podem colaborar para a manutenção e evolução da mesma:
- Fumo;
- Genética;
- Gravidez e puberdade;
- Estresse;
- Medicações;
- Parafunção;
- Diabetes;
- Má nutrição
- Outras doenças sistêmicas
A melhor maneira de prevenir a doença periodontal é manter uma boa higiene oral e vista seu dentista regularmente, acompanhando as alterações de sua saúde bucal.