A hipersensibilidade dentinária acontece quando a raiz do dente fica exposta. Uma vez que a raiz é exposta, a camada protetora pode ser facilmente removida, resultando em túbulos dentinários abertos. Em condições normais a dentina (camada interna do dente) -e coberta pelo esmalte da coroa e a gengiva ao redor do dente. O esmalte pode se desgastar reduzindo esta proteção e os motivos podem ser: trauma oclusal, escovação com força excessiva e dissolução por produtos ácidos ou cárie. A recessão natural da gengiva que ocorre com a idade também pode causar exposição da raiz.
A dor é causada pelo movimento de fluido nestes túbulos que chegam até as terminações nervosas do dente. Calor, frio, ar e pressão podem causar essa rápida movimentação de fluido nos túbulos, gerando a sensação de dor.
Ignorar os dentes sensíveis, além de lhe privar de um simples sorvete, pode levar a outros problemas bucais. A dor causada pela hipersensibilidade dentinária pode fazer com que você não escove seus dentes adequadamente, aumentando o risco de cárie dentária e doenças gengivais.
Como saber se tenho hipersensibilidade dentinária?
Se você sentir uma dor aguda e de curta duração após a ingestão de alimentos e bebidas quentes ou frias, seus dentes podem estar sensíveis. Mas você não é o único a sentir isso. Este é um problema que afeta um em cada quatro adultos, às vezes de forma não permanente.
Como tratar a hipersensibilidade dentinária
Em primeiro lugar, visite seu dentista para o correto diagnóstico de seu problema bucal. Pergunte a ele quais os produtos mais adequados para a prevenção e tratamento da hipersensibilidade dentinária, além de orientação quanto a correta técnica de escovação, uma vez que a força excessiva na escovação pode ocasionar a recessão gengival, deixando a raiz exposta.
Alguns procedimentos podem ser indicados para o seu caso como:
- Aplicação de laser na destina exposta para a dessensibilização da mesma,
- Uso de verniz com alta concentração de Flúor no consultório,
- Prescrição de Flúor concentrado para uso diário,
- Restauração de cavidades existentes no esmalte.