É um tratamento multidisciplinar que pode envolver as mais diversas especialidades odontológicas, de acordo com cada caso. O ideal, portanto, é que os especialistas trabalhem em conjunto seguindo um planejamento inicial que é definido com exame clínico e o auxílio de exames complementares como radiografias, tomografias, testes de vitalidade pulpar, etc.
Esses procedimentos podem ser uma simples restauração em resina, onlays cerâmicas (blocos), ajuste oclusal, clareamento dental, procedimentos cirúrgicos para implantes, facetas laminadas, próteses sobre dentes e sobre implantes, próteses removíveis (Roach), próteses totais, tratamento ortodôntico (aparelhos).
O tempo de tratamento varia de acordo com a complexidade do caso e pode chegar a meses de tratamento. O objetivo da reabilitação oral é devolver uma função adequada ao sistema mastigatório, aliado à estética dental.
Todo paciente que apresentar disfunção, em qualquer escala, no sistema mastigatório está apto para reabilitação. Alguns exemplos são:
- Pacientes com desgaste generalizado no dentes devido a hábito parafuncional, popularmente conhecido como bruxismo
- Pacientes com dentaduras totais que foram perdendo os dentes ao longo da vida:
- Pacientes com problemas periodontais que levem a perda de dentes:
- Pacientes que sofreram fratura de dentes devido a acidentes ou cáries: